sexta-feira, 8 de junho de 2012

PROGRAMETE 23 - Primórdios da Imprensa Mineira


Ocorreu em Minas Gerais uma experiência pioneira na história do jornalismo brasileiro. O protagonista foi o padre JOAQUIM VIEGAS DE MENEZES, nascido em Ouro Preto, em 1878. VIEGAS estudou no SEMINÁRIO DE MARIANA, depois completou sua formação letrada em Portugal. Lá também estudou modernas técnicas de impressão e tornou-se hábil profissional.

De volta a Ouro Preto, o padre VIEGAS imprimiu, em 1807, um folheto de 15 páginas com poemas, textos e a imagem do governador com a esposa. O trabalho foi feito de maneira artesanal e precária porque naquela data a tipografia ainda era proibida no Brasil e os recursos eram escassos. 

Anos mais tarde, em 1821, em Outro Preto, foi montada uma oficina gráfica pelo português JOSÉ BARBOSA PIMENTA E SAL em parceria com o padre VIEGAS. Eles improvisaram todos os equipamentos. Nada foi comprado no exterior. Fabricaram as matrizes, fundiram os tipos e montaram uma prensa de madeira. 

Nessa oficina teria sido impresso o primeiro jornal de Minas Gerais, o COMPILADOR MINEIRO em 1823. Um ano depois, também seria impresso t seu sucessor o A ABELHA DO ITACOLOMI. 

Em 1825, a tipografia passou a publicar outro jornal, o UNIVERSAL, que foi impresso até 1842 quando o novo proprietário da oficina derreteu os tipos transformando-as em balas de fuzil para serem utilizadas na Revolução Liberal. A iniciativa do padre VIEGAS possibilitou a impressão de materiais gráficos em lugares distantes da capital, Rio de Janeiro., Demonstrou que poderia haver imprensa no interior do país.

Texto: Giovani Vieira Miranda
Locução: Beatriz Haga e Giovani Vieira

Um comentário:

  1. Observação:A data correta do nascimento do Padre José Joaquim Viegas Meneses,é 1778,e não 1878.O Padre José Joaquim,também foi um dos pioneiros da "gravura" impressa" no Brasil.

    ResponderExcluir