sexta-feira, 8 de junho de 2012

PROGRAMETE 24 - Jornal do Commercio


O JORNAL DO COMMERCIO é considerado o mais antigo jornal em circulação na América Latina. Fundado pelo editor francês PIERRE PLANCHE, a primeira edição do jornal circulou em 1827 na cidade do Rio de Janeiro e desde então não parou de ser impresso. 

O JORNAL DO COMMERCIO surgiu tendo como foco a economia para informar os empresários e políticos, e em pouco tempo transformou-se em folha política e comercial, passando a ser reconhecido como veículo informativo da elite do Rio de Janeiro. 

Ao longo de quase todo século DEZENOVE ficou fora das disputas políticas. Seu lema era “imparcialidade e independência nas opiniões, verdade e escrupulosa exatidão nos noticiários”. Ao mesmo tempo, essa suposta independência significava não opor-se frontalmente aos governos constituídos. 

Logo após a Proclamação da República, o jornal foi vendido a um antigo colaborador e passou a apoiar os governos civis. A partir de então, o JORNAL DO COMÉRCIO mudou várias vezes de acionistas e também de posturas políticas. Ora defendendo, ora criticando o Governo, o diário contribuiu para a formação e educação de várias gerações de leitores. 

Depois de ser integrado aos DIÁRIOS ASSOCIADOS DE ASSIS CHATEAUBRIAND, grande magnata da comunicação na época, o periódico apoiou a ditadura militar. A postura conservadora apenas foi deixada de lado com a instauração do ATO INSTITUCIONAL NÚMERO CINCO, proclamando-se novamente neutro diante do endurecimento do Regime. Com quase dois séculos de história, o JORNAL DO COMÉRCIO atravessou as mais diferentes fases históricas e políticas do País. E quase sempre defendeu posições conservadoras.

Texto: Giovani Vieira
Locução: Beatriz Haga e Giovani Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário